➔ Análise 20/20 do Marketing FC

Chegamos a última análise e nada melhor do que fechar, literalmente, com Vitória.

CRIATIVIDADE

O Leão, pelo menos em suas postagens, não é adepto do estilo brincalhão ou provocativo com seus adversários.

Sempre com respeito, busca trabalhar sua comunicação para quem de fato lhe interessa: seus torcedores.

E, embora não faça uso de “sacadinhas” nas publicações, o clube tenta envolver os rubro negros através de ações digitais e, vez ou outra, aproximar torcedor e jogadores a fim de estreitar os laços.

Abaixo você confere alguns exemplos:

CONTEÚDO

> Linguagem

Praticamente usando títulos em todas as publicações com intuito de chamar atenção dos fãs, o Vitória mantém a linha mais informativa em seu diálogo com os rubro-negros.

Poucos são os momentos que o clube deixa o lado torcedor assumir o controle. E isso fica ainda mais perceptível pelo fato da linguagem adotar ser em 3ª pessoa e não em 1ª, como se realmente não fosse o próprio time falando.

Bato sempre nessa tecla, pois são os canais do clube e quanto mais personificados forem, mais próximos estarão de quem os acompanha.

Sem contar que isso dá bem mais liberdade na hora de se comunicar.

Porém, para adotar esse tipo de estratégia, tem-se que conhecer profundamente o seu próprio eu e também seus torcedores.

A meu ver, o desafio é válido.

> Identidade Visual

vitoria

O Vitória manda bem nesse quesito.

Por mais que as fotos sejam frequentes no dia a dia das publicações, as peças que envolvem layouts chamam bastante atenção, principalmente, pelas cores.

Muitas delas, inclusive, dão ideia de força e raça tão características dos rubro-negros.

Algumas também deixam a desejar, mas é normal. Não dá para acertar sempre. Nesses casos, o uso de algumas fontes e muitas informações dificultam a mensagem.

Um ponto diretamente relacionado a isso e que pode ser facilmente evitado é a publicação dessas peças também no Instagram.

Como venho dizendo desde a primeira análise que realizei aqui no Marketing FC, quanto mais fotos e menos layouts no Instagram, melhor.

> Variação de Conteúdo

Categoria de base (sempre muito forte), jogos do time principal, coletivas, bastidores, outros esportes, fotos do jogadores e dos treinos, eventos. Esses são alguns dos conteúdos que formam a grade de publicações do Vitória em todos os seus canais.

Está de bom tamanho? Está, mas sempre acreditamos que dá para fazer mais e comunicar muito mais.

O torcedor rubro-negro é animado e ele podia fazer parte desse conteúdo com mais frequência, como o próprio clube trabalhou na final do Campeonato Baiano.

Elaborar webséries mostrando a estrutura do clube, curiosidades ou criando experiências com os torcedores que mais vão aos jogos do clube.

Criar concursos para definir os torcedores que sabem mais sobre o clube e premiá-lo com uma viagem junto da delegação para assistir ao jogo do clube fora do estado.

Enfim, tem muitas coisas que o Leão poderia fazer e ofertar para sua imensa e apaixonada torcida.

RELACIONAMENTO

Infelizmente, a equipe segue o mesmo panorama das outras equipes.

Poucas respostas e interações com os comentários dos torcedores nas redes sociais ou até mesmo retweets.

A impressão é que muitos clubes, inclusive o Vitória, trabalham seus canais como empresa de qualquer outro ramo, mas que não o do futebol.

Digo isso porque estamos trabalhando com o maior esporte do país que é inevitavelmente sinônimo de paixão e emoção.

Enquanto isso não for enxergue por eles, os torcedores continuarão sem ser tratados como devem.

PRESENÇA

De acordo com o site do Vitória, o clube está presente em 4 redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

Um fenômeno interessante – e nem tão comum – acontece com o clube na Internet.

O Twitter do Leão possui mais que o dobro do número de curtidores da página do Facebook.

Fato raro. Principalmente, no Nordeste.

No entanto, mesmo com essa diferença, o Facebook ainda gera mais engajamento e alcança mais pessoas que o Twitter.

Cabe ao clube, diante desses dados, buscar maneiras de “transferir” os seguidores de um canal para outro. Uma ideia simples e que pode funcionar é criar promoções/ações que necessitem que os torcedores sigam nos dois locais para participar. #fikdick

QUANTIDADE DE FÃS

vitoria

Com 1.246.432 fãs/seguidores conectados as suas principais redes sociais.

 

Traduzindo em número a diferença que citei anteriormente entre Twitter e Facebook, são 866.923 contra 303.117.

Atrás dessas duas redes sociais, vem Instagram (72.714) e YouTube (3.678).

Se pensarmos no tamanho da torcida rubro-negra, o Vitória ainda tem muito potencial de crescimento. 😉


E assim chega ao fim nossa Maratona 20/20 após analisarmos a análise dos 20 clubes das Série A do Campeonato Brasileiro por 20 dias seguidos.

Foi muito bacana conhecer um pouco mais sobre o trabalho de cada clube e espero que você também tenha gostado!

Quem ainda não se cadastrou, aproveita para se cadastrar e logo logo receber o bônus da Maratona 20/20.

Forte abraço e até a próxima.


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Márcio Persivo, certificado em marketing de conteúdo, é o criador do Marketing FC e ajuda Estudantes, Profissionais, Empresas e Clubes a enxergarem novas oportunidades ao aliarem o Marketing Esportivo e as Redes Sociais. Saiba mais.