➔ Análise 19/20 do Marketing FC

Alô, galera de Pernambuco. Hoje é aniversário do Sport e, coincidentemente, chegou a vez dele ser analisado aqui no Marketing FC.

Será que vamos ter motivos para comemorar? Aposto que sim! 😉

CRIATIVIDADE

Atenção daqueles que buscam se inspirar. O Sport tem muito a ensinar.

O clube trabalha seu lado criativo de uma forma muito interessante e que foge do padrão feito pela maioria dos clubes brasileiros.

Ao invés de ser adepto das sacadas e brincadeiras, o Leão investe em ações digitais que envolvem e trazem seu torcedor para mais perto.

São diversas ações que movimentam os perfis, engajam os torcedores e que mostram o quanto o Sport valoriza os rubro negros.

Isso é rede social. Vai muito além de postar, de ganhar likes, de comunicar.

As redes sociais devem estreitar laços, gerar engajamento, aproximar clube e torcedor ainda mais.

E eles sabem muito bem como fazer isso.

CONTEÚDO

> Linguagem

Com uma mistura de informação e paixão, a linguagem que o time adota é interessante de se acompanhar.

Há momentos em que a mensagem é passada calmamente, sem euforia.

E ao mesmo tempo existem ocasiões que a CAIXA ALTA aparece e o lado torcedor meio que assume o controle da comunicação.

 

E isso é muito legal.

Afinal, todos nós somos assim. Uma eterna alternância de momentos mais sérios, diretos, e momentos de descontração e paixão.

> Identidade Visual

Ou é 8 ou é 87. E, se bem conheço a torcida do Sport, sei que eles preferem 87.

Brincadeiras à parte, o clube possui altos e baixos nesse quesito.

Digo isso por ter encontrado peças muito bem elaboradas enquanto outras mereceram menos atenção. E o ideal é buscar um padrão de qualidade. No mínimo um meio termo, afinal é difícil fazer um layout digno de prêmio todo dia.

Abaixo, uma capa utilizada pelo clube há pouco tempo, mas que mostra o quão bonita pode ser a identidade visual do Leão.

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#Dica

Que tal criar um novo modelo para as publicações de frases e cantos?

Já que ela é tão utilizado, seria positivo criar outras opções. Um exemplo a ser seguido, inclusive, já existe na própria página de Facebook.

> Variação de Conteúdo

A grade de conteúdo do clube, como já era de se esperar, é focada principalmente nos jogos.

Além disso, o clube trabalha os bastidores, coletivas, treinos, notícias, produtos, programa de sócio-torcedor e mensagens tanto enaltecendo sua torcida como a própria equipe.

Um ponto legal e que é reforçado pelo alcance dos canais, diz respeito a transmissão dos jogos.

Embora ela também aconteça no Facebook, é no Twitter que ela ocorre com mais frequência e detalhes. O que ajuda a criar um motivo a mais para o torcedor rubro negro se conectar em ambas as redes sociais.

O mesmo vale para o Instagram que possui conteúdos exclusivos, mais especificamente sobre os bastidores, mas que no entanto poderia obter melhores resultados se lá fossem veiculadas mais fotos e não peças.

Afinal, vale sempre lembrar, cada rede social tem suas “preferências e exigências”, cabe a nós, comunicadores, tirar o máximo proveito do que cada uma tem a oferecer.

RELACIONAMENTO

A torcida do Leão é bem participativa e talvez isso dificulte entrar em contato com todos, mas é possível encontrar diversas respostas e interações entre clube e torcedor.

Principalmente, na hora de esclarecer dúvidas sobre ingressos, programa de sócio-torcedor e jogos.

Dá para melhorar? Sempre dá.

Mas resolver os problemas dos seus torcedores já é um bom começo.

PRESENÇA

O clube está, oficialmente, conforme divulgado em seu site, em 3 redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Num caso especial e curioso, o Sport possui, por enquanto, mais seguidores no Twitter que fãs no Facebook. E o legal é ver que essa vantagem ainda que mínima de uma rede social para outra não é tão comum, principalmente, aqui no Nordeste, onde o Facebook é bem mais utilizado que o Twitter.

Mérito do Leão.

Outro ponto legal dessa presença nas redes sociais diz respeito a quantidade de canais que o clube se propôs a estar: 3.

Muitas pessoas que acompanham o Marketing FC e viram as outras análises, podem achar o número baixo, mas vou te dizer uma coisa: melhor do que estar em vários locais ao mesmo tempo, é estar bem presente naqueles que você escolher, ainda que sejam poucos.

Sempre que puder priorize qualidade e não quantidade.

Afinal, é melhor ter poucos craques em campo do que ter dezenas de pernas de pau.

QUANTIDADE DE FÃS

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Os rubro-negros têm presença numerosa nas redes sociais.

Ao todo, são 2.239.430 torcedores conectados diretamente com o clube através do Facebook, Twitter e Instagram.

Inclusive, recentemente o clube atingiu uma nova marca e entrou para um grupo seleto de times brasileiros com mais de 1 milhão de torcedores em Facebook e Twitter.

Fruto de um grande trabalho que vem sendo desenvolvido, conseguindo trazer cada vez mais os torcedores para acompanharem o dia a dia do clube e estreitar os laços com o Leão da Ilha do Retiro.

Parabéns pelos 111 anos de uma linda história, Sport Club do Recife.


E assim finalizamos o penúltimo dia de análise. Afinal, amanhã começa o Brasileirão 2016.

Tá acabando!

Gostou da #AnáliseMarketingFC do dia? Concorda ou discorda de algum ponto? Comenta aqui embaixo, eu adoraria saber a sua opinião! 😉

Espero te encontrar amanhã para a última análise. Será a vez do Vitória.

Forte abraço e até a próxima.


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Comentário(s)

Márcio Persivo, certificado em marketing de conteúdo, é o criador do Marketing FC e ajuda Estudantes, Profissionais, Empresas e Clubes a enxergarem novas oportunidades ao aliarem o Marketing Esportivo e as Redes Sociais. Saiba mais.