Vai dizer que nunca viu?! Duvido!

É cada vez mais comum, se não for uma atitude geral, os clubes “transmitirem” seus jogos através de postagens dentro do Facebook.

É post com escalação…

Apito inicial…

Gol…

Fim de tempo… e por aí vai.

Sem querer entrar nessa discussão sobre essa estratégia ser válida ou não, quero que pensemos juntos sobre como divulgar as inevitáveis derrotas.

Afinal, por melhor que seu time seja, uma hora ou outra ele vai perder…

Que o diga o Barcelona depois da derrota para o Atlético de Madrid. 😉

Vamos pensar sobre isso?

Ao final desse artigo, você estará muito mais seguro de qual estratégia adotar, seja qual for.

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POSTAR OU NÃO POSTAR A DERROTA?

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Ninguém gosta de perder, é claro.

Mas todo mundo sabe que uma hora ou outra a derrota chega.

E por mais que isso seja natural da vida, é muito complicado aceitá-la. Ainda mais quando se trata do seu time de coração.

Para nós que trabalhamos diretamente com a emoção dos torcedores, fica ainda mais difícil comunicá-la.

Justamente por isso precisamos pensar muito bem em como fazer e tudo parte da primeira pergunta: postar ou não a derrota?

A partir do momento que você e sua equipe de Marketing resolvem adotar a estratégia de “transmitir” os jogos via postagens no Facebook, você tem que estar preparado para as adversidades que um jogo de futebol traz.

Em diversos casos, de clubes que eu mesmo sigo, o mesmo método é adotado não parece ser o mais apropriado.

Citarei alguns exemplos recentes e suas condutas:

Atlético Mineiro 1 x 3 Tricordiano

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Conseguiram notar que alguns detalhes faltaram ser comunicados?

Não só nenhum gol do time adversário foi informado, como também o placar final da partida.

Nota-se uma ideia de não informar ao torcedor atleticano que seu time sofreu gols e perdeu. Como se isso não fizesse parte do jogo e houvesse algum problema em comunicar o que de fato ocorreu.

Esconder esses acontecimentos de nada adiantou.

Afinal, vários alvinegros “protestaram” nas postagens devido ao placar.

Embora em menor número, caso fosse publicado de fato os lances importantes do jogo e seu resultado, isso não fez com que eles deixassem de se manifestar.

Vamos a outro exemplo…

Metropolitano 2 x 1 Chapecoense

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Os gols do Metropolitano não foram informados no momento exato em que aconteceram, porém…

Diferentemente do exemplo anterior, a página da Chapecoense pelo menos informou o resultado final.

~Vale ressaltar ainda que cerca de 1h depois, também foi publicada uma matéria com mais detalhes sobre o jogo e a entrevista do treinador.

No mínimo, foi mais transparente com seu torcedor.

E esses são apenas 2 exemplos de vários que já vi por aí de Corinthians, Palmeiras e muitos outros.

O que podemos tirar de conclusão disto?

Se você e sua equipe de marketing digital resolve “transmitir” o jogo, o ideal é que todos os detalhes sejam passados, ainda que minimamente.

Já pensou se um narrador só narrasse os gols do seu time? Ou se a TV só mostrasse os gols do seu time durante um jogo que teve vários gols dos dois lados?

Na minha visão, grande parte da graça do futebol estaria sendo perdida.

Portanto, seja transparente e siga aquele que você acredita tratar-se da melhor estratégia.

Uma coisa eu lhe garanto:

Diferentemente dos consumidores de outros “produtos”, os torcedores não deixarão de torcer por conta de uma publicação falando da derrota do time.

Eles amam. E quando falamos de amor no futebol não há outra opção a não ser continuar torcendo independente do que aconteça. 😉

———

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e vamos, juntos, gerar estratégias cada vez melhores para o nosso futebol.

Eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo através de um comentário logo abaixo.

Espero que tenha gostado.

Até a próxima! Grande Abraço!

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Márcio Persivo, certificado em marketing de conteúdo, é o criador do Marketing FC e ajuda Estudantes, Profissionais, Empresas e Clubes a enxergarem novas oportunidades ao aliarem o Marketing Esportivo e as Redes Sociais. Saiba mais.