Você já está por dentro dessa novidade?

No último dia 12 de abril, na F8, Conferência do Facebook, foi anunciada uma novidade que facilita o contato usuários para usuários e usuários para marcas.

É o Messenger Code.

O QUE FAZ?

Essa nova atualização, ainda não liberada para todos, tem uma funcionalidade igual ao do Snapchat, em que cada perfil, pessoal ou marca, tem junto de sua foto um QR Code que simplifica que um usuário possa seguir o outro.

Para isso, basta utilizar o leitor de código que já vem no próprio aplicativo e pronto. Você já está seguindo.

messenger code

À primeira vista, e diante da explicação dada acima, pouca coisa ou nada muda.

No entanto, quando vemos essa nova funcionalidade com um pouco mais de calma e atenção, podemos ver oportunidades até então poucos exploradas.

Até onde se sabe, poucas ações com uso de QR Code funcionam.

Isso acontece por motivos como:

  • A maioria dos smartphones não possuem leitor nativo desses códigos;
  • Há pouco volume de uso;
  • Já esteve bem mais na moda;

Dito isso então, por que essa atualização pode nos trazer benefícios?

Ciente dos problemas que citei anteriormente, o Facebook pegou o embalo do Snapchat – responsável por colocar novamente essa estratégia nos holofotes – e, principalmente, inseriu essa possibilidade à todos da rede e, de quebra, adicionou um leitor de QR Code no próprio aplicativo.

Lembra dos motivos para não usar o QR Code?

Pois é, Mark Zuckerberg livrou-se de todos.

Porém, vamos ao que de fato interessa…

O QUE O MESSENGER CODE MUDA PARA O MARKETING ESPORTIVO?

messenger code

As empresas que adotarem o Messenger Code em suas fotos de perfis, poderão fazer ativações em eventos externos à Internet.

A tendência é que produtos, banners e até mesmo camisas passem a conter o código, ligando, facilmente, torcedores e marcas.

Essa conexão simplificada obriga que o SAC passe a ter cada vez mais qualidade, pois as barreiras que ligam adeptos e clubes estão ainda mais encurtadas e as interações tendem a ser consequentemente em real time.

Imagine só o que a Heineken, referência em ativações no futebol, poderá fazer com mais essa possibilidade.

Mais e mais oportunidades para gerarmos experiências inesquecíveis de relacionamento.

É a tecnologia reforçando uma união de longa data: futebol + time + torcida.

———

E aí, quais novas oportunidades podemos gerar a partir disso?

Eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo através de um comentário logo abaixo.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e vamos, juntos, pensar e gerar novas oportunidades de mercado para nossos clientes e consumidores.

Até a próxima! Grande Abraço!


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Márcio Persivo, certificado em marketing de conteúdo, é o criador do Marketing FC e ajuda Estudantes, Profissionais, Empresas e Clubes a enxergarem novas oportunidades ao aliarem o Marketing Esportivo e as Redes Sociais. Saiba mais.