Quantos livros de marketing esportivo você já leu?

Não importa o ramo que você quer trabalhar, ler sempre será importante.

Lembro-me bem do primeiro livro que li sobre marketing esportivo. Mal conseguia ler um capítulo sem estar pesquisando o significado de alguns conceitos e siglas, já que tudo ainda era muito novo para mim.

No entanto, bastou terminar o primeiro e não parei mais.

A diferença entre o que eu sabia antes e depois de ler o livro era gritante.

As minhas conversas com amigos passaram a ser muito mais embasadas, fugindo do senso comum que a maioria deles tinha. E isso começou a chamar atenção.

Pensando nisso e sabendo da importância de se aprofundar cada vez mais no assunto, separei 17 livros de marketing esportivo que podem ser encontrados e comprados facilmente pela internet.

Vamos à lista:

#1 – Marketing Futebol Clube

O livro, escrito pelo grande Luiz Claudio Zenone, traz o marketing como ferramenta estratégica para a Indústria do Futebol, apresentando o próprio como equipamento mercadológico para as empresas. Nele você encontrará capítulos sobre desafios do marketing no futebol, como as empresas podem se aproveitar desse esporte e muito mais.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#2 – Marketing Esportivo

O livro, dividido em 4 partes, aborda, de forma inovadora, o contexto de esportes para aplicação do marketing sob uma perspectiva estratégica e apresentando aspectos sociais do esporte.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#3 – Marketing Esportivo – A Reinvenção do Esporte na Busca de Torcedores

3 caras resolvem bater de frente com uma velha política dentro das empresas: quando a crise chega, sempre sobra para o marketing. Os autores tentam mostrar por A + B o quanto é importante investir quando se está com dificuldades.

#4 – O Desafio de Ser Diferente – Uma Visão Ampla do Marketing Esportivo

Com o objetivo de incentivar a discussão sobre a importância de ter um posicionamento claro no mercado, Idel Halfen apresenta paralelos entre o mercado corporativo e o esportivo, trazendo a opinião de diversas personalidades dos dois ambientes afim de gerar um reflexão aqueles que trabalham ou queiram trabalhar com gestão esportiva.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#5 – Marketing e Gestão do Esporte

Este livro retrata algo que é do conhecimento de todos, como a falta de profissionalismo daqueles que gerenciam o esporte no Brasil, porém ele vai além do senso comum e busca discutir a integração das funções administrativas de uma organização esportiva com a abordagem estratégica na gestão da empresa.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

Leia também: Facebook Sports Stadium: 5 motivos para ficar ansioso

#6 – Uma Bela Jogada – 20 Anos de Marketing Esportivo

Para entender o presente e tentar planejar o futuro é preciso conhecer o passado e nada melhor do que o livro escrito por João Henrique Areias para ajudar nessa etapa.

#7 – A Bola Não Entra Por Acaso

O meu preferido.

Não trata-se apenas de marketing esportivo, mas, principalmente, de gestão esportiva.

De fácil leitura, o livro serve tanto para quem está iniciando na profissão, como também para quem já está nela há algum tempo.

Ferran Soriano, autor desse livro, é também atual CEO do Manchester City e ex-vice presidente do Barcelona FC. Ele traz diversos momentos, ocasiões e problemas enfrentados na época em que “assumiu” o time catalão. Mostrando detalhes na escolha de treinadores, jogadores, como eram feitas as negociações de contratos, as melhorias nas estruturas e, principalmente, como a gestão ao qual fazia parte, conseguiu elevar o volume de receita gerado pelo Barcelona, voltando a se colocar no bloco dos clubes mais ricos do mundo.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#8 – Como Desenvolver Planos de Marketing Esportivo de Sucesso

Com uso de exemplos reias e planos de marketing, o livro mostra como estruturar um plano que funcione neste mercado. Válido para profissionais e estudantes.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#9 – Futebol S/A – A Economia em Campo

Para nós do marketing esportivo não há como enxergar o jogo é não pensar nos bastidores e nos negócios e este livro é ideal para entendermos ainda mais o poder que a mídia exerce sobre os esportes como um todo.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#10 – Zeros À Direita – Marketing & Mídia no Esporte

Um livro voltado a investigar porquê o esporte atrai tantos investimentos, apresentando números e estatísticas afim de mostrar o quão lucrativo o esporte pode ser se trabalhado de forma profissional.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#11 – Marketing Esportivo e Administração de Arenas

Abordando conceitos, técnicas e exemplos concretos a fim de ajudar quem já está na área, este livro foca, principalmente, na administração de arenas esportivas e como trabalhá-las aliadas ao marketing. O Marketing Esportivo e Administração de Arenas é voltado para administradores de clubes, academias, federações, profissionais de marketing esportivo e muito mais.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#12 – Gestão de Marcas No Esporte

Temas como marketing institucional e empresarial, marca dos clubes, produtos, entre outras coisas, o conteúdo deste livro ajuda a nos entender um pouco mais a fundo como gerenciar marcas no mundo cada vez mais competitivo.

#13 – O Evento Esportivo Como Objeto de Marketing

Cada vez mais os eventos esportivos impactam mais e mais pessoas e claro que eles passaram a possuir mais atenção e apoio das empresas e marcas que vêem neles, grandes oportunidades de investimento e retorno. O livro é destinado as áreas de marketing e da educação física.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#14 – Esporte Negócio

Escancarando o mau funcionamento da engrenagem por trás do esporte, o Esporte Negócio nos abre a mente e mostra caminhos e soluções possíveis para tais problemas já sabidos por todos nós do meio.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#15 – Marketing Esportivo: O Esporte Como Ferramenta do Marketing Moderno

Numa equação envolvendo os fracassos e sucessos da história do Marketing Esportivo, o autor deste livro traça um perfil detalhado dos espectadores que o esporte envolve, construindo um verdadeiro almanaque.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#16 – Plataforma de Negócios do Esporte. A Gestão do Esporte Orientada Para o Mercado

Alinhado às novas demandas do mercado esportivo, o livro propõe a reflexão e debate sobre a gestão coordenada de diversas áreas (esportiva, comercial, marketing e financeira) com objetivo de implementar negócios sólidos e rentáveis. De maneira a unir a teoria mais a prática, esse material é voltado para aqueles que estão envolvidos no universo esportivo, na parte de entretenimento e negócios, seja de maneira direta ou indireta.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

#17 – Como Conseguir Patrocínio Esportivo. Um Plano Para o Sucesso no Marketing Esportivo

Na busca por convencer investidores do grande negócio que é o Esporte e mostrar o quanto os patrocinadores são fundamentais para atletas, entidades esportivas e eventos no ramo, o livro traz, de forma bastante interessante, uma reflexão sobre as mudanças nos paradigmas relacionados ao Marketing Esportivo.

VER PREÇO | COMPRE AGORA

 

livros de marketing esportivo

#A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho

Marketing esportivo nada mais é do que um mercado de nicho e Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, fala muito (e muito bem) sobre como a Internet mudou nossa relação com o consumo de produtos cada vez mais personalizados. Vale muito a pena a leitura, apesar de não falar nada sobre marketing esportivo nos abre a mente como um todo.

*Lista atualizada dia 24/04/2017.

Agora é a sua vez de indicar livros para leitura!

Comente, aqui embaixo, quais livros de marketing esportivo você já leu e quais você indica. 😉

facebook-para-marketing-esportivo


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Márcio Persivo, certificado em marketing de conteúdo, é o criador do Marketing FC e ajuda Estudantes, Profissionais, Empresas e Clubes a enxergarem novas oportunidades ao aliarem o Marketing Esportivo e as Redes Sociais. Saiba mais.