Fortaleza Esporte Clube: você conhece esse time?

Difícil não conhecer. Afinal, o Leão do Pici é, sem dúvidas, um dos clubes mais tradicionais do Nordeste.

  • 2 Títulos do Norte-Nordeste
  • 40 Campeonatos Cearense
  • 57 Títulos nas Categorias de Base

Além dos quase 100 títulos, o Fortaleza possui uma torcida fanática, apaixonada e que sabe, como poucas, fazer festa nas arquibancadas.

Por ela, e graças a ela, o Leão vem despertando.

E é exatamente por conseguir entender que o bem mais precioso de um clube são seus torcedores, que o Fortaleza, através dos resultados em campo e do marketing esportivo, vem cada dia mais forte.

Como isso é possível?

É o que veremos.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  • Olhar além do marketing de resultado
  • Sócio-torcedor como estratégia principal no despertar do Leão
  • O trabalho do Fortaleza Esporte Clube na Internet
  • A importância de integrar a comunicação off e on
  • Dicas práticas de como potencializar as redes sociais

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OLHAR ALÉM DO RESULTADO

fortaleza esporte clube

É complicado não associar futebol ao resultado.

Por mais que você queira que seu time jogue bonito e marque muitos gols, toda sua satisfação irá embora se isso não se converter em resultado positivo.

No marketing não é diferente. Peças, campanhas ou ideias super criativas e premiadas de nada adiantarão se seu contratante não estiver tendo retorno de tudo aquilo que foi investido.

Enquanto isso, no futebol é preciso ter calma.

C

A

L

M

A

Aquele sentimento de paciência e crença no trabalho que está sendo realizado. De não se deixar levar pelo imediatismo ou pela raiva e insatisfação do final adverso.

Principalmente se a relação com o seu clube for de amor.

Não adianta.

Seus laços não podem quebrar, pois um não vive sem o outro.

E é assim. Ao olhar além do resultado que a torcida do Fortaleza Esporte Clube jamais abandonou o Tricolor de Aço.

Torcedor que veste a camisa do time só quando ele vence, não ama o time. Vestir a camisa do time só quando ele ganha é como amar alguém só de aparência.

 

SÓCIO TORCEDOR COMO ESTRATÉGIA PRINCIPAL

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A direção do clube e o departamento de marketing também entenderam o quão forte é essa relação entre torcida e clube.

E transformou isso em sua principal estratégia fora de campo.

Se o mercado é cada vez mais comportado em termos de patrocínios com propostas e parcerias nem tão vantajosas, apostar no bem mais precioso do clube torna-se uma grande oportunidade.

Muitos clubes, especialmente na Europa, têm grande parcela de suas receitas oriundas dos programas de sócios torcedores. E isso precisa ser encarado com mais seriedade, afinco e investimento por parte dos clubes brasileiros.

E isso vai muito além de baixar o preço dos ingressos ou coisa do tipo.

O Fortaleza já aparenta ter entendido isso muito bem.

Constantemente o clube lança campanhas, postagens e promoções que não apenas convidam os tricolores a assinarem, como também estimula e cuida daqueles que já são sócios.

O poder de valorizar aqueles que aderiram primeiramente não acontece por acaso. Pelo contrário.

No Marketing essa tática é conhecida como Funil do AARRR.

Trata-se de um processo de vendas – tanto online quanto offline – que consiste em 5 etapas:

  1. Aquisição
  2. Ativação
  3. Retenção
  4. Retorno
  5. Recomendação

E é justamente a última etapa o grande objetivo.

Se as pessoas te recomendam, você não ganha apenas mídia gratuita, você passa a ter a sua autoridade atestada por outras pessoas. Clientes que defenderam sua marca e te indicaram na primeira oportunidade que tiverem.

Isso pode não valer para alguém trocar de clube, claro. Mas com certeza ajuda a convencer aquele seu amigo tricolor que vive inventando desculpas para não assinar o plano de sócio torcedor e ser mais um a ter diversos benefícios e, principalmente, ajudar o Leão.

 

O TRABALHO DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE NAS REDES SOCIAIS

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Sabendo da força de sua torcida, o Tricolor de Aço tem caprichado em suas últimas campanhas e ações para aumentar o número de sócios torcedores.

E tem utilizado algumas vantagens que as redes sociais oferecem:

  • Oportunidade diária de se comunicar com seus torcedores;
  • Colhimento de feedbacks constantes sobre diversas alçadas do clube;
  • Ações de relacionamento e de performance à custos mais baixos;

A linguagem que o clube usa também se encaixa perfeitamente nos objetivos listados anteriormente.

Através de postagens e campanhas descontraídas e criativas, é inevitável notar o quanto o Fortaleza vem se destacando.

A lista é variada…

Tem postagem chamando a galera para comentar e compartilhar.

Tem dando moral ao técnico (o que é bem raro aqui no Brasil).

Também tem tirando sarro do maior rival.

Mas tem, principalmente, publicações reforçando a estratégia primordial.

Pra fazer um ótimo trabalho não importa o tamanho, a receita ou a divisão.

A criatividade e a estratégia sempre serão fundamentais.

A IMPORTÂNCIA DE INTEGRAR A COMUNICAÇÃO OFF E ON

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É preciso pensar o ON e o OFF em conjunto. Integrados.

Hoje em dia, essa separação é cada vez menor. E isso se deve especificamente por ser inevitável que o que acontece offline não tenha repercussão no online e vice-versa.

Porém, ainda assim, as campanhas e ações precisam ser pensadas nos dois âmbitos para aproveitar as oportunidades que cada uma disponibiliza.

Normalmente, as campanhas começam nas agências tradicionais e depois seguem para as digitais. E muito se perde nesse caminho.

Deixa-se passar a possibilidade de ir além do anúncio criativo e transformá-lo em algo muito maior que apenas uma série de postagens.

E não me refiro apenas a vídeos que possam viralizar nas redes sociais.

Falo das interações e do envolvimento que a Internet permite e que as campanhas devem ser explorar. Tenha ela sido iniciado nos meios OFF ou ON.

Marcas, empresas e clubes que conseguem unir essas duas forças numa só estão um passo a frente das demais.

 

DICAS PRÁTICAS DE COMO POTENCIALIZAR AS REDES SOCIAIS

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Apesar do bom trabalho, sempre dá para melhorar.

Mas o caminho para o Fortaleza nem é tão árduo, pois já é possível ver uma boa mentalidade naquilo que é trabalhado atualmente.

De qualquer maneira, o clube pode crescer em alguns aspectos como:

  • Investir mais na mídia digital para não depender apenas do alcance orgânico de suas publicações;
  • Envolver outras mídias como email marketing, Waze, landing pages para campanhas mais robustas;
  • Interagir mais com seus fãs e seguidores;
  • Melhorar a usabilidade ao seu site;
  • Permitir que o cadastro de sócio torcedor possa ser feito online;
  • Criar mais conteúdos relevantes que possam fazer o torcedor tricolor estar constantemente em contato;

E muito mais!

Parabéns, Fortaleza Esporte Clube!

 

E VOCÊ? É TORCEDOR DO LEÃO?

Compartilhe sua opinião comigo logo abaixo nos comentários.

Vou adorar saber o que você tem a dizer sobre o trabalho de marketing que o Fortaleza vem realizando.


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Márcio Persivo, certificado em marketing de conteúdo, é o criador do Marketing FC e ajuda Estudantes, Profissionais, Empresas e Clubes a enxergarem novas oportunidades ao aliarem o Marketing Esportivo e as Redes Sociais. Saiba mais.