doentes por futebol

1.600.488 doentes.

Poderia ser uma epidemia, mas quem garante que não é?!

Esse é o número total (e que não para de crescer) de pessoas conectadas ao Doentes Por Futebol.

Mais especificamente são:

  • 546.486 Facebook
  • 96.491 Twitter
  • 800.000 Instagram
  • 153.950 Google Plus
  • 3.561 YouTube

Se a quantidade impressiona, o que faz a grande diferença é a qualidade do conteúdo produzido.

E é exatamente essa estratégia, atualmente conhecida como marketing de conteúdo, que vamos esmiuçar hoje através do case DPF.

Se você for realmente relevante para o público, ele prestará atenção em você.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  • Marketing de Conteúdo: o combustível do crescimento
  • 4 motivos que fizeram o DPF se tornar referência

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MARKETING DE CONTEÚDO: O COMBUSTÍVEL DO CRESCIMENTO

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O marketing de conteúdo está cada vez mais em voga, mas será que essa estratégia é tão nova assim?

Segundo alguns registros, a primeira aparição ocorreu há muito tempo atrás. Mais precisamente em 1895 quando John Deere lançou uma revista para seus clientes, oferecendo conteúdo além do produto.

Desde então…

O marketing de conteúdo tem como objetivo conquistar o interesse das pessoas pelos conteúdos e informações para depois engajar vendas. Também é conhecido como marketing de atração, por que desperta o interesse pelos conteúdos ao invés de produtos ou marcas.

Atualmente, inclusive, essa vertente do marketing tem sido constantemente utilizada por diversas marcas dos mais variados segmentos. Muito ajudada pelo poder da internet.

Ele envolve 4 passos:

  • Atrair
  • Converter
  • Relacionar
  • Vender

Olhando assim, pode até parecer simples, mas essa estratégia requer muito conhecimento tanto do seu público como sobre você e o seu mercado.

E o grande diferencial desse tipo de marketing é que ele faz com que as pessoas venham até você com maior aceitabilidade (como diria o Tite), pois de alguma forma seu conteúdo já está ajudando-as.

Não acredita? Pois se liga em alguns dados que reforçam a força do Marketing de Conteúdo:

  • 75% das pessoas não creem em anúncios;
  • 60% dos consumidores ficam mais confiantes sobre uma marca se já tiverem tido contato com algum conteúdo personalizado em seu site;
  • 68% dos consumidores vão às redes sociais ler sobre produtos antes de comprarem.

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4 MOTIVOS QUE FIZERAM O DPF SE TORNAR REFERÊNCIA

O site Doentes Por Futebol é um case/caso que define bem esse tipo de trabalho.

Através de muitos conteúdos de qualidade, o site virou referência tanto para quem trabalha com marketing como também para quem é, de fato, doente por futebol.

Mas, afinal, o que os levou a esse patamar?

É o que vamos ver agora com os 4 motivos que separei para te ajudar a entender o poder dessa estratégia.

 

Conhecimento

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A galera do DPF entende e vivencia o futebol.

Mais do que assistirem aos jogos, os caras consomem o conteúdo esportivo diariamente. Arriscaria a dizer que 24h por dia, 7 dias por semana e assim por diante.

Têm conhecimento sobre o esporte, os clubes, os jogadores, sobre as estatísticas. Eles buscam saber sobre os mais variados ângulos de tudo que move o futebol.

E a isso somam com aquilo que há de mais humano e natural em cada um de nós que amamos o futebol: nosso lado torcedor.

Ainda que em muitos momentos esse lado apareça mais que em outras circunstâncias, o Doentes Por Futebol transforma isso em fator positivo e aproxima-se mais do seu público.

E é essa aproximação, gerada pelo conhecimento esportivo, mas também pelo conhecimento de como um torcedor pensa e sente, que fazem deles um gerador de conteúdo tão bem aceito por todas as torcidas.

Frequência

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Com liberdade, conhecimento e equipe para acompanhar vários jogos e diversas novidades, não há um único dia que o DPF fique sem publicar.

Inconscientemente, você já sabe que muito provavelmente será impactado pelo menos uma vez pelo conteúdo do site.

Nas redes sociais, isso significa que quanto mais você recebe e interage com as publicações de uma mesma página, mas você será atingido por ela.

E esse efeito tende a beneficiar exatamente aqueles que produzem conteúdos relevantes. Algo que o Doentes Por Futebol faz com maestria.

Ser frequente é cativar e marcar seu espaço constantemente a ponto de fazer falta quando não aparecer.

Senso de Oportunidade

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Estar alerta ao que ocorre no mundo do futebol e transformar esses acontecimentos em publicações criativas rapidamente.

Essa também é uma das virtudes do DPF.

Em diversas ocasiões, jogos principalmente, alguém se destacou e logo aparece um artigo denso sobre determinado jogador ou equipe.

Quando não é isso, conseguem alguma foto de determinado personagem da partida que exemplifica exatamente o momento e que caem perfeitamente no contexto de quem também está acompanhando.

Conciliar momento + criatividade + alcance é a equação perfeita para um conteúdo se propagar e alcançar grandes números de engajamento.

Qualidade

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A base principal da estratégia de Marketing de Conteúdo.

É a qualidade daquilo que você escreve, grava, oferta que definirá os rumos dos números e do seu sucesso.

O Doentes Por Futebol poderia ter frequência, conhecimento e até mesmo senso se oportunidade, mas se seus conteúdos não fossem ricos em qualidade, menor seria sua relevância para o público.

Não vou dizer que quantidade de likes, comentários e fãs não importam, mas eles não podem ser sua principal obsessão.

No final das contas, eles apenas são consequências de um trabalho muito bem feito.

Com a palavra Felippe Garcia, publicitário e fundador do Doentes por Futebol:

“Nós sabemos o que o torcedor quer ler. Trabalhamos no tempo dos acontecimentos do mundo da bola, é tudo muito dinâmico, é preciso ficar ligado o tempo todo. Nossa equipe é formada por torcedores apaixonados pelo futebol. Nos organizamos por grupos de Facebook, de redação à revisão. Somos realmente apaixonados por o que fazemos.

Do futebol das antigas até o moderno. Resgatamos os grandes mitos dos gramados com fotos e textos históricos. Analisamos o futebol atual, dando destaque aos futuros craques. A coluna “Olho nele!” nunca falha.

O humor e a linguagem informal é o segredo de tudo. Afinal, estamos conversando de torcedor para torcedor”.

 

➡ Aproveite e vote no DPF no Prêmio Influenciadores Digitais – Categoria Esporte: http://premioinfluenciadores.com.br/indicados/#Esporte

 

Muitas são as opções e oportunidades que o marketing de conteúdo trabalhado pelo Doentes Por Futebol tem a oferecer para clubes e marcas. Cabe aos departamentos de marketing encontrarem a melhor forma de utilizar o potencial dessa estratégia, a qualidade e o alcance dos caras para oferecer conteúdo relevante ao seu público e depois transformá-lo em relacionamento e vendas.

Também segue o DPF nas redes sociais?

Eu adoraria saber qual sua opinião a respeito do conteúdo gerado por essa página. Comente aqui embaixo. 😉

Nos falamos em breve!

Forte Abraço,

Márcio Persivo.

 

 


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Comentário(s)

Márcio Persivo, certificado em marketing de conteúdo, é o criador do Marketing FC e ajuda Estudantes, Profissionais, Empresas e Clubes a enxergarem novas oportunidades ao aliarem o Marketing Esportivo e as Redes Sociais. Saiba mais.